sexta-feira, 22 de junho de 2018

PESQUISA


Implantamos o BLOG como apoio para o nosso projeto e agora que finalizamos quero saber o que pensam sobre adoção do BLOG para auxiliar o ensino/aprendizado. 
RESPONDA: 
Como você analisa o grau de importância do blog nas atividades escolares? 
Como a atividade no blog influenciou no seu engajamento com a disciplina?
Fonte: https://www.forepoint.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/07/blog.jpg


Palavras Cruzadas: Tipos de Discriminação.

Respondam o questionário neste link:

http://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/palavras-cruzadas-de-filosofia-discriminacao-online.php

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCOL69vZoZbR1pj6lnbJ2TqrNXm73iX-mih0QpQAIzUIF42Ux3qRPdfl9tHNyEg3zMeuhmSYRu0sro56nBPtzIcaHaNn9U1N-noCgLfoa6Gne0mLCELSdLC3lol-MMepZ4EnEADKbdEb3N/s1600-r/preconceito-1-1.jpg

Uma Grande Lição Das Nossas Crianças Sobre o RACISMO

Após a exibição dos vídeos quero que refletam de forma crítica sobre as informações e as mensagens veiculadas pelo vídeo e se posicione acerca da discriminação e do preconceito racial.   
Saibam que o direito à igualdade é, portanto, previsto tanto pela Constituição Federal como pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como o direito à diferença, que é a possibilidade de todos viverem segundo sua própria cultura e suas características pessoais, sem discriminação. 
Assistam os vídeos.
Lanço a seguinte questão para a turma: 
      Mas será que os direitos à igualdade e à diferença estão sendo respeitados?
               
                   Uma Grande Lição Das Nossas Crianças Sobre o RACISMO
.

Racismo... NÃO!!! 


Preconceito. Rosipapim postou no BRAINLY. Disponível em https://www.geledes.org.br/plano-de-aula-preconceitos/. Acesso 04/04/2018

 


SOMOS DIFERENTES... MAS TEMOS DIREITOS IGUAIS!

Fonte: https://i2.wp.com/www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/11/20131120014037_algemas.jpg

Fonte: https://i1.wp.com/www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/11/1321479667benetton-1996-coeurs635x365.jpg


Fonte: https://i2.wp.com/www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/11/916.jpg
Continuando nosso projeto, vamos analisar essas imagens e os alunos deveram escolher duas imagens e comentar sobre elas, citando também sobre o texto explorado em sala de aula.


                                                          Reflitam:
Que sentimentos esta imagem transmite para vocês?
Vocês acham que ela retrata situações que podem ser observadas no dia a dia? 
Alguém já se sentiu “na pele” do pintinho amarelo? 
Como foi sentir-se diferente do grupo? 


Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgQO849XaDV_hxwDRrpD9j3OdTRRqnyDXXrQe1R6HzD1vZrgkiMoLfa4AtN5j8Pi29B6SeNjE-2CDYB-oPRd5I30ky9dBHds6oeZ3hp1CL20IO-2PhIFqKEWIooYNQW_x3nn7sQorwRI0/s1600/preconceito-full.jpg

Qual o problema em ser diferente do outro? 
Na escola e em outros espaços de convivência social, procuram se relacionar com pessoas que são diferentes de vocês? 
Fonte: https://i2.wp.com/www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/11/classe-social-e-desigualdade.jpg

Fonte: https://i1.wp.com/www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/11/12959-prejudice_news.jpg
Como agem em relação ao jeito diferente de ser e de se comportar do outro? 
Respeitam o outro, o colega, apesar das diferenças? 
Conseguem identificar pessoas que vocês evitam conviver por algum julgamento negativo em relação a elas? Como explicam essa atitude de vocês?   


Preconceito. Rosipapim postou no BRAINLY. Disponível em https://www.geledes.org.br/plano-de-aula-preconceitos/. Acesso 04/04/2018

 

Preconceito

Montamos um Projeto Pedagógico sobre Preconceito, e utilizaremos o meu Blog para que os alunos possam realizar essa atividade.
Fonte:https://i1.wp.com/www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/11/7878228_f496.jpg
                                                               

                                                                  PRECONCEITO

Algumas coisas podem diferenciar os seres humanos: sua aparência, seu sexo, seu caráter, sua riqueza, sua religião, sua língua e sua cor da pele.

Para conviver em harmonia, precisamos aceitar que os outros são sempre muito diferentes e não fazer disso um problema.
                             
                                     As diferenças não precisam afastar as pessoas.

No começo podemos até estranhar uma pessoa que é muito diferente, mas logo percebemos que somos iguais nas nossas diferenças. 
  
                 Nós também mudamos com o tempo, com a vida, com as pessoas.

Depois de introduzirmos em sala de aula o conceito sobre PRECONCEITO, agora quero que assistam esse vídeo e postem aqui o seu conceito sobre o assunto, se já passou alguma situação que sofreu preconceito, se já viu alguém sofrendo, enfim quero ouvir tudo que vocês tem pra me contar sobre esse assunto.



Preconceito. Rosipapim postou no BRAINLY. Disponível em https://www.geledes.org.br/plano-de-aula-preconceitos/. Acesso 04/04/2018

 

 



segunda-feira, 18 de junho de 2018

Vídeos sobre Dislexia, como trabalhar com crianças com essa dificuldade


Atividades Interativas

A criança com dislexia precisa ser motivada, incentivada e atraída pelo que vamos oferecê-la, por isso utilizando as atividades interativas surgirá  mais efeitos para atraí-las, por ser de montar, são coloridas e diferentes do que é utilizado em sala de aula na maioria das vezes.

Neste link você terá várias opções, o " Espaço Educar, amei esse site: http://www.aartedeensinareaprender.com/2018/01/qual-e-letra-inicial.html


O site Atividades Pedagógicas Suzano, eu encontrei uma variedade de atividades que vão te suprir em muitas áreas: https://www.atividadespedagogicasuzano.com.br/




Modelos de atividades

Estou alfabetizando uma criança que ainda não tem o laudo de dislexia mais tudo me leva a crer que seja, encontrei vários sites e blogs com atividades que possa ajudar o educador que esteja trabalhando com um  aluno que tenha essa dificuldade ou outras dificuldades no aprendizado.

Percebi que não conseguimos usar somente atividades para detectar as dificuldades, como as que seguem abaixo, mas precisamos apresentar todas as letras novamente, e depois vamos entendendo a dificuldade desse aluno.

Atividades

O que é Dislexia?

dislexia nada mais é do que um transtorno ou distúrbio da aprendizagem que afeta a área da escrita, da leitura e também da soletração sendo um dos transtornos mais encontrados nas salas de aula do mundo inteiro com uma incidência entre 05% e 17% na população mundial.
O grande problema desse transtorno é que ele é, muitas vezes, atribuído a uma má alfabetização, a falta de atenção por parte do aluno, à falta de motivação e até mesmo a problemas relacionados à condição socioeconômica da criança, o que é um erro.
O que você precisa realmente saber é que a dislexia é um transtorno decorrente de condições hereditárias com alterações genéticas podendo apresentar ainda alterações no padrão neurológico da pessoa afetada.
Isso tudo que falamos até agora é somente para demonstrar a importância que tem o diagnóstico correto da dislexia através de uma equipe multidisciplinar.
Essa avaliação permite averiguar as condições da criança para promover um acompanhamento adequado e eficiente das dificuldades apresentadas, podendo direcionar esse tratamento justamente para as peculiaridades apresentadas por cada um dos indivíduos proporcionando assim resultados mais palpáveis.

Sinais de que a criança pode ter dislexia

É muito comum que crianças com dislexia apresentem algumas características marcantes e que devem ser enxergadas com atenção e não desprezo.
Muitas vezes as crianças com esse distúrbio olham para o quadro e simplesmente não compreendem aquilo que está escrito.
Pelo fato de a pré-escola ou a educação infantil serem o momento de alfabetização o mais comum é que o problema seja identificado ainda nessa fase do aprendizado.

Veja agora alguns sinais que podem servir como um alerta de que a criança tem dislexia:

  • Confusão entre sílabas e letras
Enquanto as crianças que não possuem o transtorno identificam facilmente as diferenças ente “d” e “b” e “h” e “n”, por exemplo, as crianças com dislexia confundem-se com essas letras pois possuem grafias semelhantes. Assim também é com letras que tem o som semelhante como “d” e “t”.
Também acontece de inverterem as sílabas de uma palavra ou mesmo adicionarem uma sílaba extra.
  • Desenvolvimento motor afetado
Esse é um ponto importante que pode ser observado antes mesmo da alfabetização pois é comum que crianças com dislexia apresentem atraso no desenvolvimento motor.
Assim sendo ela pode demorar a engatinhar, a caminhar ou mesmo sentar, sendo que o problema pode ser observado também algum tempo mais tarde em dificuldade com certas brincadeiras como chutar uma bola, ou desenhar.
  • Aversão à escola
É comum que crianças nessa condição desenvolvam baixa autoestima e relutância em ir para a aula visto que, devido às suas dificuldades, não se sentem bem no ambiente escolar.
Não confunda esses fatos com preguiça ou mesmo desinteresse por parte do aluno, o problema pode ser mais sério.
  • Memória e raciocínio
Se engana que acredita que todos os sintomas da dislexia se apresentam na parte escrita. Eles também podem aparecer através da dificuldade de acompanhar um raciocínio ou uma explicação mais longa.

Atenção

Embora os sinais citados acima, isoladamente, não classifiquem que a criança é disléxica é preciso estar atento ao desenvolvimento dos pequenos. Estar em contato com a escola e com os professores também pode ajudar muito no processo de descoberta do problema.

Dislexia na fase de alfabetização.

A dislexia é uma deficiência de aprendizagem que leva a criança a ter problemas para ler e escrever. Afeta também outras áreas da vida de uma pessoa: foco, memória e organização.

Quando aprendemos ensinar uma criança disléxica, é possível ajudá-la a construir tanto sua consciência pessoal quanto suas habilidades cognitivas, usando métodos de abordagem multissensorial. Assim, ajudamos não apenas na sala de aula, mas ao longo de toda sua vida.